segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto de Treinamento - 4 perguntas chaves!

“Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.  (PROCHONW, 1999)[1]

A definição utilizada por Prochonw, para definir projeto, vem ao encontro do que se deseja de um projeto de curso que visa o treinamento profissional, ou seja, que ele (curso) seja assertivo nos seus objetivos, preciso no delineamento, exeqüível no prazo e no orçamento estabelecido.
Lembrando sempre que um projeto bem estruturado é a referência para um curso bem sucedido.
Contudo, como em qualquer projeto, o essencial é realizar um diagnóstico prévio, identificando a necessidade do curso (treinamento) sob quatro aspectos:
        Utilidade – o treinamento será realmente útil na formação que irá oferecer e nos resultados que poderá gerar para a organização?
        Viabilidade – o treinamento é viável? (legislação, factível, custo x benefício, momento, local, perfil do educando, do educador e da instituição formadora)
        Precisão – o treinamento atenderá as demandas da organização e do profissional? O treinamento está de acordo com o nível de escolaridade, posto e condições de aprendizagem do profissional?
        Ética – o treinamento respeita o profissional e os princípios éticos, morais e de responsabilidade sócio-ambiental da organização?

Responda essas quatros questões antes de começar a desenhar um programa de trienamento para avaliar sua assertividade pois, certamente, você irá poupar muito tempo e recursos. Acredite!


[1] PROCHNOW, Miriam; SCHAFFER, W.B. Pequeno manual para elaboração de projetos. Rio do Sul: Ed. UFRS, 1999.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Desenvolvendo um Treinamento - Compreendendo o universo da educação


Para facilitar o nosso processo de ensino e de aprendizagem, devemos definir e refletir um pouco sobre algumas palavras ou termos que, geralmente, causam dúvidas no momento de desenhar um projeto de treinamento. Essas palavras serão utilizadas, com freqüência, durante as próximas postagens.
a)    Ensino
O ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.
O ensino implica na interação de três elementos: o professor ou docente, o aluno ou discente e o objeto de conhecimento. O professor é a referência do conhecimento e atua como mediador entre a informação e o estudante. Este, por sua vez, é, de forma interativa e integrada com o docente, o receptor e criador ilimitado do conhecimento. Sob esta perspectiva, o processo de ensino é a construção do conhecimento pelo estudante, através de diversos meios e técnicas.
A aprendizagem como construção do conhecimento baseia-se, principalmente, na capacidade de percepção/atenção do educando.
Aulas expositivas, apoio com textos e as técnicas de participação e de debates entre os estudantes são alguns exemplos de formas em que se materializa a relação entre os processos de ensino e de aprendizagem.
b)    Aprendizagem
A aprendizagem é um processo individual de aquisição e modificação de competências, habilidades, conhecimentos, atitudes ou valores. Esse processo produz mudanças no indivíduo por intermédio da interiorização, reflexão e compreensão, por exemplo, de informações, dados, hábitos e culturas em que cada um tem acesso ou está inserido.
De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque, centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente por todos que participam do processo. 
Não existe uma forma padrão de aprender, por essa razão a grande importância da pessoa do professor que, se atento e competente, perceberá qual a melhor forma e recursos serão necessários para ensinar.
Cabe ao educador considerar o perfil dos seus alunos e se adequar para melhor conduzir o processo de aprendizagem, utilizando, quando necessário, as diferentes formas de apresentar o conteúdo - falando ou lendo (mais auditivo); escrevendo, desenhando, mostrando figuras, filmes, etc (mais visual); relacionando fatos, ênfase na prática, nas relações da vida diária etc.
O docente deve ajustar as diferentes formas de ensinar e de trabalhar com os seus alunos (organização de grupos, trabalho individual), sempre lembrando que a aprendizagem humana está relacionada à educação e ao desenvolvimento pessoal. Consequentemente, deverá ser devidamente orientada, sendo favorecida quando o indivíduo está motivado.
“Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu recordo, envolve-me e eu aprendo.”
Benjamin Franklin

c)    Métodos de ensino e aprendizagem
A melhor forma de entendermos o que significa métodos de ensino e de aprendizagem é considerar o método como sendo um caminho ou via que conduz uma pessoa à aprendizagem. São procedimentos, técnicos e científicos, de ordem didático-pedagógica, que viabilizam a construção sistematizada do conhecimento.
O método mais adequado de ensino tem uma relação direta com o perfil do aluno, ou seja, o método mais assertivo é aquele que propicia ao aluno aprender de maneira eficiente.
Geralmente, a idade, o nível de escolaridade, o tipo de trabalho desenvolvido pelo aluno, o tipo de treinamento requerido, o tempo disponível para o treinamento, o ambiente, os recursos físicos/equipamentos disponíveis e o tema do treinamento são alguns dos elementos que definem o método (ou métodos) e abordagem mais adequados.
Exemplos:
- Método expositivo - Este método, também designado de dedutivo, é o método segundo o qual o professor apresenta conceitos, princípios, deduções ou afirmações, a partir dos quais são tiradas conclusões ou conseqüências são medidas. Quase sempre é o professor a tirar as conclusões, mas podem ser os alunos.
- Aprendizagem pela descoberta guiada em ambientes de simulação – é um método de ensino que utiliza a simulação guiada como uma forma de estimular a construção do conhecimento pelo aluno.
- Aprendizagem baseada no Estudo de Caso - é um método de ensino muito útil para aprender um determinado assunto através da análise de problemas.
d)    Curso
Um curso tem como objetivo transformar ideais e aspirações em ações concretas que possam aproveitar oportunidades, solucionar problemas, atender a demandas sociais ou de determinado grupo. Para isso, o seu projeto deve apresentar um conjunto de informações necessárias para viabilizar a sua execução, num determinado período de tempo e de orçamento, demonstrando seu mérito, na constituição, e relevância, nos resultados esperados.
e)    Treinamento
O treinamento é um processo de ensino, institucionalizado ou não, que visa disseminar informações e/ou adaptar profissionais para o exercício de determinada função, ou para a execução de tarefa específica, em determinada empresa. Consiste na utilização de um conjunto de recursos provenientes da pedagogia e psicologia, objetivando a aprendizagem de novas respostas a situações específicas. 
Um treinamento poderá ser elaborado levando em consideração, entre outros, os seguintes fatores:
- disseminar a cultura da empresa e seus produtos (organizacional);
- melhorar o relacionamento entre os profissionais e com os clientes, minimizando possíveis problemas que poderão surgir (comportamental);
- desenvolver competências e habilidades profissionais (técnico);
- preparar para nova função;
- aumentar a performance do profissional;
- aumentar satisfação do profissional;
- manter a atualização contínua e
- estimular à inovação

Treinamento - Um processo educacional

A educação é um processo que envolve dois atos indissociáveis - o de ensinar e o de aprender. Ela pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos que, ao receber educação, passam a refletir sobre a sua realidade, assimilando e desenvolvendo conhecimentos.
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Desta forma, o processo educativo é materializado numa série de habilidades e valores, que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais no indivíduo. De acordo com o grau de sensibilização alcançado, esses valores podem durar toda a vida ou apenas um determinado período de tempo.
No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
Quando focamos o grupo podemos entender, também, como sendo uma equipe de trabalho, ou seja, a educação é demandada pelas organizações como uma ferramenta que proporciona, ao profissional, a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais e, conseqüentemente, sua permanência na instituição. Inclusive, pela impossibilidade de interferência direta nas instituições educacionais formais, as empresas criam suas universidades corporativas como uma forma de atender as demandas de treinamento e desenvolvimento específicos e permanentes. (OTRANTO, 2007)[1]
Na via da legislação, a educação brasileira convive com um forte processo de descentralização e busca pela qualidade do ensino ministrado, tanto por instituições públicas como pelas privadas. A atuação do poder público, pelos mecanismos de credenciamento e avaliação, é crucial para que não haja uma formação de (pseudos) profissionais qualificados atuando no mercado profissional.
Geralmente, um programa de treinamento corporativo está inserido na categoria de cursos e programas de “Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores” (Decreto 5154/2004), que inclui a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade. Infelizmente, esses programas e cursos não são regulamentados e avaliados pela MEC, ficando com as organizações ou pessoas que procuram por esses cursos a responsabilidade de buscar instituições de educação reconhecidas por sua excelência acadêmica, como uma forma de ter uma “garantia de qualidade” do serviço que será prestado.
Finalizando, devemos ter atenção quando o processo educacional é desenvolvido nas organizações por instituições não educacionais, especialmente pelo próprio antagonismo de conceitos - uma instituição não educacional sendo responsável por um processo educacional. Assim, a ausência de um bem estruturado projeto de treinamento pode conduzir a aceitação de uma “educação” moldada por princípios pragmáticos e tecnicistas de empresas de “treinamento”, onde a racionalidade estará coesa aos processos econômicos de valorização do capital e não de educação do ser humano e valorização institucional.


[1] OTRANTO, Celia Regina. universidades corporativas: o que são e para que servem?< http://www.anped11.uerj.br/30/GT11-2852--Int.pdf> Acesso: 15 mar.2003